Já não dá mais para negar. O final do ano está aí. Agora é finalizar o que começou e evitar embarcar em novos projetos que envolvam entregas com prazos malucos. Enquanto não posso largar a caneta, resolvi fazer uma lista das coisas boas que rolaram esse ano. Vai que inspiro alguém a assistir ou ler alguma coisa que estava até então fora do seu radar. Lembrando que as recomendações não possuem nenhum carater científico, são todas fruto de minha opinião pessoal e nenhuma delas pagou o jabá para estar aqui (quem dera). Cada edição vou tratar de um tipo de mídia, e nesta primeira vamos com as newsletters que eu mais curti seguir esse ano.
Em algum lugar de 2020 ou 2021, eu comecei a assinar muitas newsletters, até que um dia imaginei um cartoon com minha lápide: "morreu soterrada em sua caixa de mensagens". Foi ali que fiz um filtro e comecei a receber somente aquelas que realmente não quero perder. Aqui estão algumas delas:
Draw Together - Wendy Macnaughton
A Wendy é uma ilustradora muito talentosa que eu acompanho já faz uns 10 anos. Na pandemia, ela criou esse projeto para colocar as crianças para desenhar durante o confinamento. A coisa cresceu e hoje o Draw Together é um projeto escolar de desenho, mas também um clubinho virtual para os adultos. Toda semana ela manda um desafio para as pessoas desenharem, entrevista artistas e dá dicas para quem tá começando. Nesta edição ela discorre sobre os benefícios de desenhar enquanto assiste alguma coisa na TV.
A Lena Mattar é uma sommelière que escreve muito bem sobre comida. Já a sigo há um bom tempo, ela sempre fazia uns vídeos legais em seu Instagram de receitas como essa de sorvete sem sorveteira. A newsletter é mais recente, e agora ela está morando em Barcelona e tem um bebê pequeno, o que acredito que dificulte um pouco mais a produção de vídeos, mas suas fotos e textos continuam impecáveis. Recentemente, ela mudou seu conteúdo que agora prioriza os assinantes, e muitas vezes fico boiando no meio da receita, que vem cortada no e-mail. Mesmo assim continuo ali só espiando, até o dia em que tomarei vergonha na cara e pagarei pelos conteúdos de que eu gosto. Ainda bem que seu ótimo site tem muitas receitas.
A Gisela Gueiros mora em Nova York é apaixonada por arte e fundou o Gisela Projects, um tour pelo que há de mais legal na arte em Nova York e em outras cidades do mundo. Sua newsletter é bem leve quase sem compromisso e ela traz um mix de história da arte, exposições que ela visitou ou alguma coisa legal que viu por aí. Nunca perco nenhuma edição pois sempre tem umas referências muito boas.
A Carolina Ruhman Sandler é jornalista e apaixonada por livros. Ela faz mestrado e por isso está sempre indicando livros novos principalmente sobre romances de formação. Sua escrita é delicada, intimista e sempre me delicio com sua visão de mundo sendo mãe, mulher e profissional no século XXI (coisinha à toa). Recentemente também está priorizando os assinantes pagos, mas mesmo assim consigo tirar uma ou outra inspiração nos e-mails que vêm mais curtos que eu gostaria.
Austin Kleon é autor de três livros, sendo seu primeiro o Roube Como um Artista, best-seller do The New York Times. Austin também desenha e toca vários projetos criativos e sua newsletter é sempre recheada de importantes reflexões sobre criatividade e muitos links legais. Ele tem uma versão totalmente gratuita e outros conteúdos somente para assinantes.
Lúcidas é o nome de um projeto sobre amizade feminina criado pela Larissa Magrisso. Na newsletter ela fala muito sobre a importância das amizades e o quanto isso faz bem para nosso bem estar.
Três caras que escrevem bem entram num bar. Poderia ser o início de alguma piada, mas é só a premissa dessa newsletter. Tirando a parte do bar. Arnaldo Branco, João Luis Jr e Gabriel Trigueiro têm estilo, ritmo e o melhor: muitas dicas boas. Foi lá que peguei a sugestão do The Chris Rock Show, que está disponível na HBO. Se eu tivesse nascido nos EUA, teria assistido em 1997, mas como estamos no Brasil, só chegou a mim em 2023 através dessa newsletter. Eles também deram a dica do documentário da Tig Notaro, que eu já tinha assistido anos atrás e acabei vendo de novo de tão bom que é. Ainda falta assistir Atlanta e Studio 60 on the Sunset Strip, que eles recomendaram e fiquei com vontade. E o melhor, sempre tem uma tirinha inédita do Arnaldo.
A Lalai é de São Paulo, mas mora em Berlim desde 2019. É uma das fundadoras do site Chicken or Pasta, e é apaixonada por música eletrônica e festivais. Ela está sempre com a antena ligada para tudo o que é legal e moderno e ler sua newsletter é sempre uma janela para o mundo (ou apenas para sua visão de mundo, o que já é inspirador o suficiente). Assinantes pagos recebem uma edição por semana, e os gratuitos, uma por mês.
Queria ser grande, mas desisti
Barbara Bom Angelo é jornalista, trabalha no Jornal Nacional, e em sua newsletter ela fala muito sobre livros, seu processo de estudo para o mestrado, e ainda discorre sobre as coisas da vida. Gosto muito do seu jeito de escrever e não perco nenhuma edição.
Sarah é jornalista apaixonada por livros. Nesta newsletter ela indica leituras e traz resenhas muito legais sobre livros que muitas vezes passam despercebidos no barulho da vida.
É um projeto relativamente novo da Leandra Medina Cohen que eu sigo, sei lá, desde 2009? Leandra criou o site Man Repeller, foi cancelada na época do Black Lives Matter por ser uma mulher branca, acabou com o site que era gigante, mas continuou criando conteúdo de moda raiz que consiste basicamente em mostrar os looks (na maioria das vezes estranhos) que ela cria e clicá-los em Nova York.
Agora chegou sua vez. Me indica uma newsletter que você nunca deixa de ler?
Post bacana, parabéns! A Narra Mundos é ótima newsletter de literatura e escrita criativa.