#32 Abas Infinitas - Cinco vídeos para conhecer George Carlin
Eu gosto muito de comédia stand-up (as boas né…) e o grande ídolo dos bons comediantes gringos é George Carlin. Eu já tinha visto uma coisa ou outra, mas comecei a entender melhor essa admiração depois de assistir a vários vídeos no You Tube e ao ótimo documentário sobre a sua vida, disponível no HBO Max, O sonho americano, realizado por Judd Apatow e Michael Bonfiglio.
"Se chama sonho americano, porque você precisa estar dormindo para acreditar"
George Carlin não faz comédia. Ele faz crítica social, aponta as idiossincrasias do mundo, e de um jeito bem doido te deixa energizado para questionar as coisas também. Ele questiona o consumismo, o aborto, a religião, a raça humana em geral. Ele toca em tabus de um jeito direto e conversacional. Ou como disse um comentário no YouTube:
Seu show acaba sendo uma ótima lição de mundo que você gostaria de mostrar para um alienígena que quisesse entender a experiência humana. No final, você não sabe se está rindo dele, ou de si mesmo. Além disso ele é ótimo com palavras, muitas frases parecem quase poesias, repetindo as aliterações para se chegar a um ponto. Ele venceu cinco Grammys e fez 14 especiais de comédia, sendo 9 para a HBO. Carlin participou do “The Tonight Show” mais de 130 vezes, evoluindo constantemente com o tempo e ganhando um grande reconhecimento até à sua morte em 2008. Seu último especial, It's Bad for Ya, foi filmado menos de quatro meses antes de morrer.
Em 2004, Carlin alcançou a segunda colocação da lista da Comedy Central dos 100 maiores comediantes de stand-up de todos os tempos, à frente de Lenny Bruce e atrás de Richard Pryor. Carlin também foi o apresentador do primeiro episódio de Saturday Night Live. Em 2008, recebeu o prêmio Mark Twain Prize for American Humor, um dos mais importantes dessa área.
Seu mais polêmico monólogo Seven Dirty Words ("Sete Palavras Feias"), de 1972, lhe causou vários problemas, resultando em diversas prisões nas inúmeras vezes que levou o texto ao palco. O caso chegou até a Suprema Corte dos EUA. Aqui tem um trechinho:
A carreira de Carlin durou meio século e nenhum assunto foi tabu para ele. Dá uma olhada nesse vídeo sobre aborto:
"Conservadores pró-vida estão obcecados com o feto desde a concepção até nove meses depois disso eles não querem saber. Sem cuidados neonatais, sem creche, sem auxílio, sem merenda, sem comida, sem bem-estar, nada. Se você for pré-nascido, você está bem, se você for pré-escolar você está F** Eles não são pró-vida eles são antimulher".
Sobre a mania dos americanos de fazer guerra e a crise de habitação, também tem um ótimo:
"A melhor coisa sobre esta guerra é que ela está em todos os canais. E cada canal tem um uma guerra diferente, se você não gosta do jeito que está acontecendo no canal 2, tente o canal 9, talvez o seu lado esteja ganhando lá. E a audiência está ótima, nós gostamos de guerra, somos bons nisso. Somos guerreiros. Esse país tem apenas 200 anos e temos em média uma grande guerra a cada 20 anos. 200 anos e 10 Guerras, somos filhos perfeitos da Europa, somos construtores de fortes, grileiros e lançadores de bombas. Não estamos felizes a menos que estejamos jogando bombas contra alguns civis indefesos.
E quando não estamos em guerra, adoramos declarar guerra a algo em casa, não podemos nos livrar dessa mentalidade de guerra. Guerra contra a pobreza, guerra contra o crime, guerra contra o câncer, guerra contra o lixo, contra as drogas, nós só não temos uma guerra contra os sem-teto, sobre a falta de moradia. Você sabe por que? Porque ninguém achou um jeito de ganhar dinheiro com os sem-teto". (...)
"Eu tenho uma ideia: colocar casas de baixo custo para os sem-teto nos campos de golfe. Isso é exatamente o que precisamos. Muita terra boa em bons bairros, terra que é dedicada a uma atividade praticada principalmente por brancos, homens de negócios abastados que usam o jogo para fazer acordos. É um jogo elitista e arrogante e ocupa espaço demais neste país. 17.000 campos de golfe cada um com cerca de 150 hectares, dá uns 3 milhões de hectares, isso equivale ao estado de Rhode Island ou Delaware. Você poderia construir casas para os desabrigados na terra que está atualmente dedicada a este jogo racista elitista arrogante. Eu digo que é hora de recuperar essas terras dos ricos e entregá-las para os sem-teto. Você vê, eu tenho soluções, o único problema é que ninguém nunca liga, jamais recebo uma ligação do Congresso…"
E ele falando sobre religião…
"A religião realmente convenceu as pessoas de que existe um homem invisível que vive no céu e que observa tudo o que você faz a cada minuto de cada dia. E esse homem invisível tem uma lista especial de dez coisas que ele não quer que você faça. E se você fizer alguma dessas dez coisas ele tem um lugar especial cheio de fogo e fumaça e tortura e angústia para onde ele vai mandar você viver e sofrer e queimar e engasgar e gritar e chorar para todo o sempre. Mas ele te ama… Ele te ama… E precisa de dinheiro! Ele sempre precisa de dinheiro. Ele é todo-poderoso todo perfeito, onisciente e de alguma forma, simplesmente não consegue se segurar em relação ao dinheiro. A religião recebe bilhões de dólares, não paga impostos e eles sempre precisam de um pouco mais de dinheiro".
Esse vídeo é difícil de traduzir, ele fala sobre a linguagem da publicidade e acaba fazendo poesia contemporânea:
I call this piece advertising:
quality values style service selection
convenience economy savings performance
experience hospitality low rates
friendly service name brands easy terms
affordable prices money back guarantee
free installation free admission free
appraisal free alterations free delivery
free estimates free home trial
and free parking no cash
no problem no kidding no fuss no must no
risk no obligation no red tape
no hidden charges no down payment no
entry fee no purchase necessary
no one will call on you no payments are
interesting december
and no parking limited time only though
so act now order today sent no money
offer good while supplies last
two to a customer each item sold
separately batteries not included
mileage may vary
all sales or final allow six weeks for
delivery some items
not available some assembly required
some restrictions may apply
shop by mail order by phone try it in
your home get one for your car
all entries become our property
employees not eligible entry fees not
refundable local restrictions apply
void where prohibited except in indiana
so come on in come on in for a free
demonstration and a free consultation
with our friendly professional staff our
courteous and knowledgeable
sales representatives will help you make
a selection that's just right for you
and just right for your budget and say
don't forget to pick up your free
gift a classic deluxe custom designer
luxury prestige high quality premium
select gourmet pocket flashlight
and if you act now we'll include an
extra added free complimentary bonus gift
a classic deluxe custom designer luxury
prestige high quality premium select
gourmet leather style wallet
with detachable keychain and a pencil holder
it's our way of saying thank you and if
you're not completely satisfied
you pay nothing simply return the unused
portion for a full refund
no questions asked it's our way of
saying thank you keep your free gift
actually it's our way of saying bend
over just a little further
and let us stick this big dick into your
ass a little bit deeper
Vale a pena navegar pelos vídeos dele no YouTube e assistir ao ótimo doc sobre sua vida na HBO.
Até a próxima!