#30 Abas Infinitas - Os melhores do ano de 2023
No melhor estilo retrospectiva, resolvi trazer um compiladão das melhores coisas que rolaram em 2023 do lado de cá. Vamos que vamos:
Começando pelos filmes (que assisti)
Documentários da National Geographic foram uma alegre descoberta. Bem feitos, com lindas imagens bem editadas, e roteiros cativantes. Os que mais gostei foi: Becoming Cousteau, Fire of Love, Playing with Sharks (foto acima), The Territory. Todos maravilhosos e inspiradores e disponíveis através da Disney +/ Nat Geo. Por falar em documentários, o do George Carlin na HBO Max também é muito bom. E entre os brasileiros, a série Vale o Escrito é um tratado sobre o Brasil contando a história do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro e Vale Tudo sobre o Tim Maia também é muito bom.
Não sou particularmente fã de filmes de terror, mas esse filme é inacreditavelmente bom. Mais um da dupla infalível De Niro e Scorsese, esse filme é um terror psicológico daqueles que te deixa tenso do início até o fim. De Niro sempre brilhando muito como vilão, mas esse conseguiu ser o mais assustador de seus papeis, na minha opinião. O filme é de 1991 e conta a história de Max Cady (Robert De Niro), um psicopata que foi preso e condenado por estupro 14 anos antes, e que agora deixa a prisão. Ele pretende se vingar de Sam Bowden (Nick Nolte) seu ex-advogado, que deliberadamente omitiu informações que alterariam a decisão do júri. Ele pretende agora aterrorizar ao extremo Sam, Leigh Bowden (Jessica Lange), sua mulher, e Danielle (Juliette Lewis), sua filha adolescente. Tem no You Tube e na Prime Video.
Este filme é citado várias vezes no livro que é considerado "a bíblia do roteiro", Story, do Robert McKee. Tinha ficado com vontade de vê-lo e sem querer descobri que ele estava disponível para aluguel no You Tube. Joanna (Meryl Streep) decide abandonar seu marido workaholic Ted Kramer (Dustin Hoffman). Ela vai embora deixando Billy (Justin Henry), o filho do casal. Quando Ted consegue finalmente ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto.
Eesse filme traz um roteiro enxuto e que nunca deixa de avançar. É considerado o melhor filme noir já feito e é dirigido por Roman Polanski. A história se passa em Los Angeles, 1937. O detetive particular J.J. Gittes (Jack Nicholson) recebe a visita de uma mulher que acredita que seu marido, engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia, tem uma amante. Gittes logo descobre que a mulher era uma farsante e encontra a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway), filha de Noah Cross (John Huston), um dos homens mais poderosos da cidade. O engenheiro aparece morto e Gittes, envolvido com Evelyn, se vê no meio de um perigoso jogo de poder, com muitos segredos e mistérios.
North by Northwest - Intriga Internacional
Esse filme de 1959 do Alfred Hitchcock é interessante pois te leva até o final com várias reviravoltas de roteiro e imagens espetaculares. Um executivo de publicidade de Nova Iorque vivido pelo Cary Grant tenta fugir de uns homens maus quando é confundido por um agente de governo. Fiquei me perguntando se o nome teria inspirado o festival South by Southwest e descobri que sim. "O nome South by Southwest (SXSW) foi inspirado no filme de Alfred Hitchcock North by Northwest. Louis Black, cofundador e editor do The Austin Chronicle, surgiu com o nome depois de ficar deitado no chão por muitas horas". Tá disponível no MUBI (Prime Video).
The Great Buster: A Celebration
Esse documentário conta a vida e mostra a obra do grande Buster Keaton que eu trouxe na Abas Infinitas #27 . Ele está disponível no MUBI (Prime Video). A partir dele, comecei a assistir vários filmes no You Tube e um dos mais legais é o The Camera Man (O Homem das Novidades, no título em português), de 1928, que está disponível na HBO MAX e You Tube. Buster se apaixona pela secretária de um estúdio chamada Sally e, para ganhar sua atenção, decide ser um cinegrafista. Apesar de seus fracassos com a câmera, ele consegue se aproximar dela, mas as coisas dão errado quando outro cinegrafista aparece. As cenas são primorosas.
E os vídeos do You Tube…
Tá aqui uma categoria perigosa porque podem aparecer muitas coisas estranhas no histórico…
Como esse compilado de 10 cenas icônicas de Fred Astaire…
ou esse vídeo que mostra pessoas do Brasil de todas as idades, de 0 a 100 ano
Ou esse canal onde homens constroem casas do nada, com as próprias mãos (foto acima), que eu assisti muito mais minutos que eu gostaria por motivo de filho com o controle da TV
ou esse vídeo maravilhoso da Apple para divulgar suas ações de sustentabilidade
ou ainda esse stand-up da Irene Tú que cai sem querer e gostei, o que me levou para drogas mais pesadas como…
esse stand-up do Larry David no Largo em LA
ou esse do Woody Allen novinho em 1965 (não adianta, peguei bode dele mesmo)
ou ainda esse compilado de melhores momentos de Wayne's World, que é um dos meus filmes da adolescência preferidos e surgiu como uma esquete do programa Saturday Night Live (SNL).
ou ainda essa explicação sobre Gaza da Vox
as melhores séries (que vi)
Na categoria "me apaixonei pelos personagens fofos" entra Jury Duty e Somebody Somewhere. Na categoria odeio todos os personagens, mas não consigo largar, entra O Ensaio (imagem acima), Just Like That e a última temporada de Succession. Amei a segunda temporada de White Lotus e também assistir a vários episódios do The Chris Rock Show antigos.
As melhores comprinhas
Uma das melhores coisas desse fone de ouvido é usá-lo para não ouvir nada. Seu bloqueador de som ambiente te coloca dentro de um "aquário" e você pode calar todos os chatos ao seu redor (mulher que está fazendo uma videocall sem fone em uma sala onde tem 20 pessoas trabalhando, i'm talking to you). Fazia tempo que eu queria comprar um fone sem fio desde que o meu pulou do ouvido para cair direto em um bueiro. Esse tinha um preço ok perto dos outros, e a experiência Samsung que eu já havia experimentado e gostado (xô, JBL).
Eu tinha paquerado esses copos festivos há tempos, mas não tinha comprado. Acho que eles trazem uma coisa meio retrô, meio Miami Beach para um simples copo d'agua no meio da tarde. Como estava precisando comprar mais copos para casa e estava em promoção, aproveitei.
Sou fã há tempos, mas depois da venezuelização não tinha coragem de comprar mais. Ganhei de presente e curti cada momento desse rímel que dá volume para os cílios sem borrar nem ficar pesado.
Mesma coisa, já tinha usado há 10 anos atrás, mas tinha abandonado hábitos caros. Num momento de Vênus em Leão, resolvi comprar novas maquiagens e ainda bem que ressuscitei o Fix + em minha vida. Ele é um spray fixador de maquiagem que deixa um glow lindo na pele, como um viço natural. Não quero mais viver sem.
Shampo energizante para cabelos em queda Dercos
Esse foi o achado do ano, pois já gastei muito dinheiro em shampoo para dar volume para meus cabelos finos e nunca funcionava. Esse deu um uma cara ótima para meus 20 fios de cabelo. Tô aguardando para ver se ele vai fazer crescer novos também.
Os melhores livros (que li)
Dos livros que li, adorei Ioga, You could make this place beautiful, Steal Like an Artist (foto acima), O amor é fogo (que reli pois sou obcecada com Nora Ephron), O que sobra (a auto-biografia do Principe Harry) e o livro Triste que usei como caderno de pintura e teve um efeito terapêutico ótimo.
Os podcasts que me fizeram companhia:
Uma mesa redonda semanal sobre cultura com os críticos da The New Yorker. Destaque para os episódios Hayao Miyazaki's Magical Realms, The Myth-Making of Elon Musk, Why We Dine Out (or Don't), What is Cringecore, and Why Is It Everywhere?
Mano a Mano (foto)
Mano Brown entrevista personalidades com muita diversidade de ideias e pensamentos. Destaque para os episódios da Cannabis, Thaíde, Conceição Evaristo, Galo de Luta e Chavoso da USP e Regina Casé que estão bem legais.
Um podcast sobre criatividade feito pelos meus amigos Tito Melo e Lau Carvalho. Curti muito os episódios: Por que uma página em branco é a coisa mais aterrorizante do mundo?, Digital vs artesanal e Como usar uma referência para se inspirar sem copiar.
Você já viu/leu/ouviu algum desses conteúdos? Tem algo pra me indicar? É só dar um reply neste e-mail ;)
Até a próxima!